Os jardins em condomínios são importantes para a estética, a valorização do imóvel e o bem-estar dos moradores. Eles podem contribuir para a redução do estresse, da poluição e do calor, além de oferecer um espaço para relaxamento e lazer.
No entanto, a criação e manutenção de um jardim em condomínio exige alguns cuidados especiais. Afinal, é preciso levar em consideração as necessidades de todos os moradores, além das características do espaço.
Aqui estão algumas dicas para ajudar você a criar um jardim bonito e bem cuidado em seu condomínio:
1 – Utilize os espaços vazios e comece pequeno

Comece delimitando os espaços livres do condomínio e checando se podem ser preenchidos com jardinagem e artigos de paisagismo. De início, opte por utilizar vasos e itens decorativos de menor escala. Dessa maneira, terá um jardim de baixa manutenção e ideal para quem não pode se envolver sempre com os cuidados de algo maior.
2 – Jardins verticais também são uma opção!

Jardins verticais têm se tornado tendência em ambientes mais urbanos e que possuam menos espaço livre. É uma opção mais simples, cheia de personalidade e versátil, e ainda mantém o chão livre para outras atividades ou projetos.
3 – Crie um cronograma realístico de manutenção

É importante que, mesmo depois da instalação do jardim no condomínio, haja um cronograma para manter a integridade do local. Junto com os profissionais que ajudaram na montagem do jardim, crie um cronograma que abranja: regar as plantas, varrer as folhas mortas, adubar a terra, aplicar fungicidas e limpar os canteiros.
4 – Sempre recorra a um profissional

É importante contratar uma pessoa ou equipe que seja profissional e evitar envolver os condôminos ativamente na criação e manutenção do paisagismo e jardins. Os profissionais fornecem um acompanhamento e manutenção especializados, pois possuem conhecimentos mais técnicos sobre o assunto e sabem controlar melhor o desenvolvimento das plantas.
A criação e manutenção de um jardim em condomínio é uma tarefa que requer planejamento, cuidado e colaboração. Ao seguir as dicas deste artigo, você poderá criar um jardim bonito e bem cuidado que será um prazer para todos os moradores.