Todo mundo sabe o quanto é importante a reciclagem e a sua importância para a preservação do meio ambiente, não é? Pois bem, todos sabem, mas nem todos agem apropriadamente- e foi pensando nisso que venho falar sobre como os condomínios podem conscientizar seus moradores.
Esse processo de implantação de coleta seletiva pode ser mais simples do que imaginam! A comunicação hoje em dia ficou mais prática com a era de redes sociais e grupos de WhatsApp, assim os síndicos podem ser mais esclarecedores e alcançar um número maior de moradores.
Mas síndicos, atenção!
- É importante fazer um planejamento para a implantação, definir qual tipo de lixo será coletado e quem ficará responsável pela organização e manutenção.
- Faça uma pesquisa com seus moradores para saber quem já faz a separação do lixo.
- Espalhe comunicados informando sobre o novo projeto nos elevadores e comunique também a todos no grupo do WhatsApp. Essa conscientização é fundamental não só para os adultos, como para as crianças também. É importante que cada uma delas cresça sabendo que devemos cuidar no meio ambiente.
- Defina o local: caso seu condomínio seja grande e tenha mais de uma torre residencial, concentre 1 ponto de coleta em cada bloco para não correr o risco de manter o acúmulo excessivo.
- Deixe próximo à portaria o descarte de pilhas e baterias e eletrônicos: acontece com muita frequência as pessoas descartarem em lixo comum.
- É importante tomar cuidado ao escolher o local onde acontecerá a coleta, afinal é importante que não fique exposto à chuva: o acúmulo de água dentro das lixeiras pode virar foco de dengue, já que os mosquitos que proliferam a doença se reproduzem em água parada.
- Mantenha o local sempre limpo: evitar acúmulo de sujeira próximo ao local é importante, pois assim é possível evitar a presença de animais como ratos e baratas.
Dicas de descarte: Vou deixar aqui o significado das cores das lixeiras para que facilite a implementação em seu condomínio.
Azul: papéis e papelões;
Verde: vidros;
Vermelho: plásticos;
Amarelo: metais;
Marrom: resíduos orgânicos
Preto: madeiras;
Cinza: materiais não reciclados;
Branco: lixos hospitalares;
Laranja: resíduos perigosos;
Roxo: resíduos radioativos.
Existem itens que não podem ser reciclados:
- Papel Carbono;
- Espelhos;
- Latas de tinta;
- Cerâmicas;
- Vidros pirex e similares;
- Acrílico;
- Lâmpadas fluorescentes;
- Papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo);
- Papéis carbono, sanitários, molhados ou sujos de gordura;
- Fotografias;
- Pilhas (deposite em coletores específicos, como ecopontos como já indicamos);
Depois desse processo todo, você sabe quem vai retirar a coleta seletiva do seu condomínio? Seja uma ONG, cooperativa ou empresa, o importante é que haja responsabilidade com essa coleta. Existem também empresas que prestam consultoria para implantar programa de reciclagem. No custo dessa consultoria é incluso um amplo material de divulgação.
Todo o material pode ser depositado em bag ou container. É importante verificar com a prefeitura da sua cidade se eles oferecem algum incentivo para quem implementa a coleta seletiva.
E aí síndico, que tal tomar essa inciativa e tornar o seu condomínio mais consciente quanto ao meio ambiente?