É sabido que síndicos e administradores de condomínios têm uma grande responsabilidade na conscientização ambiental dos moradores do prédio.
Pensando nisso, você já se perguntou se a maneira que os condôminos descartam o óleo no seu edifício é correta?
É normal usarmos esse ingrediente na preparação dos alimentos, mas é preciso ter cuidado com a forma de jogá-lo fora sem contaminar o meio ambiente.
É comum as pessoas descartarem o óleo diretamente na pia, mas essa prática não deve ser usada: dados da Sabesp mostram que 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.
Além dessa consequência, o óleo pode contribuir para o acúmulo de sujeira no encanamento, causar o entupimento da rede de esgoto e o aparecimento de insetos.
O descarte de óleo em lixo comum também é um problema, pois ao chegar nos lixões, ele entra em contato com o solo e polui o lençol freático.
O modo correto para o descarte é simples, ele deve ser armazenado em um recipiente com tampa, pode ser potes de plástico/vidro ou garrafa pet.
Outra questão que pode surgir é onde descartar óleo de cozinha usado. Quando não mais servir para cozinhar, o destino deve ser a coleta seletiva do seu município. Em alguns lugares, o ingrediente é reaproveitado na produção de sabão e de biodiesel.
Além da prefeitura, certos municípios têm ONGs especializadas neste tipo de coleta e no descarte de óleo de cozinha. Por isso, é interessante se informar se isso ocorre na sua cidade.
Agora que você se informou, não deixe de compartilhar essa notícia com os condôminos do seu prédio!